Noticias sobre Cnidarios

As águas-vivas e caravelas portuguesas são dois Cnidários famosos por causarem problemas com os banhistas nas praias, deve-se tomar cuidado para que, enquanto se tome um banho de mar, não acabe encontrando nenhum desses animais que, com seus tentáculos venenosos, podem causar queimaduras na pele humana.

Há muitos mitos de como deve ser tratada uma queimadura por água-viva para que se diminua o incomodo e se retire o veneno. Alguns desses mitos são considerados mentiras já por muito tempo, como urinar na área afetada, mas outros como o uso de vinagre, são extremamente difundidos e usados pela população quando vão a praia.






Os animais do Filo Cnidaria foram os primeiros a desenvolverem algum tipo de toxina para se defender contra predadores e para conseguir caçar suas presas. Até hoje, essas toxinas são um desafio para a medicina pois cada vez mais se torna comum o encontro com esse animais nas praias. Por isso, o entendimento delas é extremamente importante no mundo que vivemos atualmente.

A habilidade de perceber o que se passa ao seu redor é uma importante característica para a sobrevivência de quase todos os seres vivos, mesmo que olhos, um dos principais instrumentos que nós, seres humanos, tenham se desenvolvido primariamente em animais com simetria bilateral. Alguns Cnidários,uma forma bem mais anciente de vida, conseguiram de certa forma usar instrumentos que funcionam para a captação de fontes luminosas, e assim conseguir perceber o mundo que as cercavam de uma maneira diferente da que estamos acostumados.  

Comentários

Postagens mais visitadas