Exercícios Capítulo 1

Resolução dos exercícios do capítulo 1 do livro

1- (UFPel-RS) Utilizando seus conhecimentos de sistemática, análise o diagrama hipotético abaixo e responda:
a) Os elementos inseridos nos níveis 1,2,3,4 pertencem, respectivamente, a que categorias sistemáticas?
Resposta: Nível 1 é ordem, 2 é família, 3 é gênero e 4 é espécie.

b) Todos os indivíduos classificados no 4 pertencem a mesma classe? Explique denominado essa(s) classe(s).
Resposta: Eles pertencem a mesma classe pois são todos da mesma ordem.

2- (Ceag/FGV-SP) Para facilitar o estudo dos seres vivos, os cientistas os dividem em categorias de classificação (ou táxons): Especies > Gênero > Família > Ordem > Classe > Filo > Reino.
a) A baleia-azul (Balaenoptera musculus) e a baleia-espadarte (Balaenoptera borealis) pertencem à familia Balaenopteridae. Portanto, possuem em comum, obrigatoriamente,quais outras categorias de classificação?
Resposta: Possuem em comum o Reino, o Filo, a Classe e a Ordem. 

b) A baleia-franca (Eubalaena australis, da família Balaenidae), como todas as demais baleias, pertence à ordem Cetacea. Se em um determinado ecossistema marinho hipotético forem avistados exemplares de baleia-franca, baleia-azul (Balaenoptera musculus, da família Balaeanopteridae) e beleia-espadarte (Balaenoptera borealis, da família Balaenopteridae), teremos representantes de quantas classes? De quantas famílias? De quantos gêneros? De quantas espécies?
Resposta: Teremos representantes de 1 Classe, 2 Famílias, 2 Gêneros e 3 Espécies.

3- Se você perguntar a um morador da Amazônia o significado da expressão Lachesis muta, provavelmente ele não saberá; entretanto, ele conhece o perigo representado pela picada da surucucu, serpente peçonhenta que habita as florestas da região.
a) Por que os cientistas e pesquisadores preferem utilizar a denominação Lachesis muta, em vez de surucucu?
Resposta: Eles usam o nome científico para que todos os pesquisadores e cientistas entendam de qual espécie se trata, sem variação de nomes de acordo com a região.

b) O que representa cada uma das palavras que compõem o nome cientifico dessa serpente?
Resposta:  O primeiro nome representa o gênero e o segundo é o nome específico.

c) Lachesis muta designa uma espécie. Biologicamente, o que isso significa?
Resposta: É um grupo de seres vivos que possuem semelhanças cariotípicas, bioquímicas e morfológicas, são capazes de se cruzar entre si e reproduzir prole fértil, que habitam o mesmo território e área e são isolados geograficamente.

d) Surucucu (Lachesis muta), cascavel (Crotalus terrificus), jararacuçu (Bothrops jararacussu) e jararaca-verdadeira (Bothrops jararaca) pertencem à ordem Squamata. Que outras categorias taxonômicas certamente são comuns a essas serpentes?
Resposta: Reino, Filo e Classe.

4- A jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) é uma serpente peçonhenta cuja existência é limitada exclusivamente à ilha da Queimada Grande, no litoral do estado de São Paulo. Nas áreas continentais da América do Sul, existem diversas outras serpentes do mesmo gênero, como a jararaca-verdadeira (Bothrops jararaca), a jararaca verde (Bothrops bilineata) e a jararacuçu (Bothrops jararacussu).

a) Quais devem ter sido as etapas do processo que levou ao desenvolvimento da espécie Bothrops insularis (jararaca-ilhoa)?
Resposta: O isolamento geográfico das jararacas nessa ilha que sofreu mutações e passou pelo processo da seleção natural, originando uma nova população de jararacas.

b) Que procedimento pode ser utilizado para confirmar se a jararaca-ilhoa e a jararaca-verdadeira pertencem a espécies diferentes?
Resposta: Fazendo com que elas se reproduzam. Se originar prole fértil, elas serão da mesma espécie, caso não gere prole fértil, elas não serão da mesma espécie. 

5- A respeito do vírus, pergunta-se:
a) Que argumentos você usaria para incluí-los entre os seres vivos?
Resposta: Eles tem capacidade de se reproduzir, possuem material genético, hereditariedade e evolução.

b) O biólogo norte-americano Peter Raven diz que ''os vírus são más notícias embrulhadas com um pouco de proteína”. Como você explica essa curiosa definição?
Resposta: São más notícias pois causam doenças e “embrulhadas com um pouco de proteína” é fazendo referência ao capsídio.

6- (UFS-SE) “Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água e se alimentavam de substâncias orgânicas que haviam se formado durante um lento processo de evolução química em nosso planeta”.
       Explique por que os primeiros seres vivos não deviam ser semelhantes aos atuais virus.

Resposta: Pois os atuais vírus só conseguem se reproduzir em uma célula hospedeira e os primeiros seres vivos não tinham outras células onde se reproduzir. Além disso, os vírus não tem metabolismo, ou seja, não tem a possibilidade deles produzirem proteínas e não têm mitocôndrias para a transformação de energia. 

7- (Unicamp- SP) Após um surto de uma doença misteriosa (início com febre, coriza, mal-estar, dores abdominais, diarreia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo) que acometeu crianças com até cinco anos de idade em uma creche, os pesquisadores da Unicamp conseguiram sequenciar o material genético do agente causador da doença e concluíram que se tratava de um vírus. Um segmento dessa seqüência era UACCCGUUAAAG.

a) Explique por que os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus.
Resposta: É um vírus pois apresenta como material genético um segmento de RNA.

b) Dê duas características que expliquem por que os vírus não são considerados seres vivos.
Resposta: Eles são acelulares e não tem metabolismo próprio. 

c) Sabendo-se que a seqüência mostrada acima (UACCCGUUAAAG) dará origem a uma fita de DNA, escreva a seqüência dessa fita complementar.
Resposta: ATGGGCAATTTC

8- Observe a charge abaixo:

A charge sugere a necessidade de todos se mobilizarem no combate ao agente transmissor de importantes doenças humanas, que se alastram no Brasil nos últimos anos.
a) A charge refere-se a qual agente transmissor?
Resposta: Ao mosquito.

b) A quais doenças o texto faz referência? Quais seus agentes etiológicos?
Resposta: Faz referência à dengue e seu agente etiológico é um arbovírus e também à febre amarela, cujo agente etiológico é o vírus amarílico.

c) Cite medidas profiláticas capazes de preveni-las.


  1. Resposta: Evitar deixar água parada pois impede a reprodução do mosquito transmissor Aedes aegypti.

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